Ouça nossa Rádio Católica!

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Lapidação de Pedras Preciosas

O processo de lapidação de pedras preciosas eleva o valor de uma pedra bruta e simples, a transformando em preciosa, uma obra prima de muito valor. Este processo de lapidação passa por diversas etapas e demanda muito conhecimento e estudo do material a ser trabalhado, lapidado.

Nenhum destes processos pode ser realizado sem os equipamento corretos, desenvolvidos ao longo do tempo para esta finalidade, como você pode ver no vídeo escolhido para exemplificar a nossa explicação. 

Neste vídeo publicado em 6 de março de 2013, onde Oscar Bautista, professor, lapidador e designer de joias, localizado em Bogotá, Colômbia. Mostra passo a passo como é feito o processo de lapidação de pedras preciosas e semipreciosas, no caso específico deste vídeo, ele utilizou um cristal vulcânico para a lapidação e ao final você verá uma bela joia, não devendo nada às jóias mais sublimes do mundo. Lapidação de Pedras Preciosas é antes de mais nada, um trabalho de arte, onde o lapidador precisa de um tempo para se inspirar, como um pintor ou um escultor quando dá início ao seu momento de criação.

Pedras preciosas geralmente levam mais de milhões de anos para se formarem na natureza. Desse modo, somente uma fração delas vai ser descoberta, extraída, cortadas e vendidas no mercado.

O processo da lapidação e o processo do polimento se diferem em dois aspectos principais:

  • A lapidação é capaz de reduzir a rugosidade de valores relativamente elevados para valores bem reduzidos, ao contrário do polimento, que já deve receber a peça para ser trabalhada com uma rugosidade relativamente baixa, mas que apresenta qualidade superficial mais elevada.
  • A lapidação pode dar, à peça, a forma da ferramenta utilizada, enquanto o polimento tem, como finalidade, somente melhorar a qualidade superficial, vindo a remoção de material em segundo plano. Fonte: wikipedia Lapidação e polimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário